Templo

/Templo
Criado em 2004, o Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca é um Templo/Escola que segue os ensinamentos trazidos pelo mestre Rubens Saraceni. Mas o trabalho de Alexandre Cumino com a Umbanda iniciou muitos anos antes. Em 1995, Alexandre Cumino, que era de família espírita, começou a se interessar pela Umbanda. Depois de visitar um terreiro e se encantar com a religião, ele e um grupo de amigos se reuniram e começaram a praticar Umbanda, apenas com a orientação dos Guias Espirituais. Apesar do bom andamento dos trabalhos, o grupo viu a necessidade de estudar e conhecer realmente a Umbanda. Eles buscaram orientação em vários terreiros, mas em todos precisavam se tornar filhos da casa para aprender.
Nessa busca por mais informações, Alexandre Cumino recebeu a indicação do livro “O Cavaleiro da Estrela Guia”, de Rubens Saraceni. Era a primeira vez que via uma literatura psicografada de Umbanda. Os ensinamentos do livro eram tão fortes e tão verdadeiros, que Alexandre foi procurar orientação diretamente com Rubens Saraceni e, ao contrário do que havia acontecido antes, foi bem acolhido e orientado, sem qualquer obrigação. Aí nascia uma amizade que já dura 17 anos.
Hoje o Colégio Pena Branca é uma referência na prática da Umbanda Sagrada. Umbanda que é uma religião brasileira, fundada em 1908 no Rio de Janeiro por Zélio Fernandino de Moraes, e que pratica única e exclusivamente o bem, como toda religião.
Na Umbanda, o culto Nagô aos Orixás, o Xamanismo Indígena e a fé Cristã brasileira se uniram como elementos de base para a construção do ritual que hoje identifica e fundamenta a Religião. Na sua fundação, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, espírito que incorporou em Zélio de Moraes para anunciar o início da religião, disse em poucas palavras o que seria a Umbanda: “A manifestação do espírito para a prática da caridade”. O toque dos atabaques, com os cantos de chamada para os Orixás e Guias, o uso magístico das velas, defumação, pontos riscados, ervas e bebidas e os passes de descarrego, cura e energização, são só alguns dos fundamentos da Umbanda.
Dirigente Espiritual: Alexandre Cumino.