Umbahia – I Encontro de Umbanda na Bahia

/, Blog, Umbanda/Umbahia – I Encontro de Umbanda na Bahia

Nesta semana em que comemoramos o aniversário de 109 anos da Umbanda, Salvador sediará um evento histórico para a comunidade umbandista. Amanhã, 18 de novembro, acontece o I Encontro de Umbanda da Bahia, UMBAHIA, no Grand Hotel Stella Maris. 

Idealizado pelos dirigentes do CUMOA, Pai Raimundo Rosário e Mãe Taiane Macedo, em parceria com o Pai Rafael Moraes, dirigente da Tenda Umbandista Maria Senhora da Piedade e Cavaleiros de Jorge, o objetivo do encontro é esclarecer o conceito e a teologia de Umbanda, sua história, seus princípios e seus rituais. Na ocasião, haverá feiras de terreiros, apresentações artísticas, palestras e shows.

Na abertura, Pai David Dias falará sobre Zé Pilintra, uma das entidades mais queridas de Umbanda. Nosso Mestre Alexandre Cumino que está em Salvador desde o dia 13/11, será um dos destaques da programação. Às 11h00 ele fará a palestra sob o tema: O QUE É UMBANDA? Uma religião Brasileira e sua relação com o dia-a-dia. E as 14h00, junto com Pai Rodrigo Queiroz participará do bate papo sobre o livro “Amor: Caridade e Perversão”, que já parte para a sua segunda edição.

Na tarde do dia 14/11, os organizadores do evento e Pai Alexandre Cumino participaram de uma reunião com a Secretaria de Cultura (SecultBA), representada pela secretária Arany Santana, e a Secretaria de Turismo (Setur), representada pelo secretário José Alves, onde foi assinado um termo de cooperação para o apoio à realização do UMBAHIA Confira aqui e nesta sexta, 17, participaram de uma entrevista no portal de notícias Aratu Online, que pode ser conferida aqui.

Mais que um evento festivo, o UMBAHIA quer mobilizar a comunidade umbandista a se unir contra a intolerância religiosa, um crime cada vez mais frequente em nosso país. Contando com a participação de mais de 30 terreiros de Umbanda e com as inscrições e os ingressos já esgotados, os organizadores convidam a todos para prestigiarem o evento através das redes sociais, curtindo e compartilhando as postagens com as hashtags: #umbahia #umbanda #religião #cumoa#palestra #show #mametto #alexandrecumino #bahia #umbandasagrada